Lançamento Oficial Parlamento Jovem 2017
No dia 27 de abril de 2017, a Câmara Municipal de Olaria, com a presença de todos os vereadores, realizou o lançamento oficial do Parlamento Jovem de Minas. O evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Matias Barbosa, Carlos Alberto de Almeida, que trouxe na sua companhia os coordenadores regionais do Polo de Matias Barbosa Claudinei dos Santos Lima, Thaciane Souza e Felipe Reis Vieira, que falaram sobre o projeto. Estiveram presentes o Prefeito Municipal, Luiz Enéias de Oliveira, acompanhados dos Secretários de Educação, Ailton, Obras, José Ávila e Assistência Social, Edina de Oliveira. Pelo ensino, a Diretora da Escola Municipal Ataualpa Duque Elis Cristina da Silva Fonseca e o Diretor da Escola Estadual Joaquim Alves de Carvalho e parceiro da Câmara no projeto Elcio Moreira de Paula, que conduziu os trabalhos. A Câmara recebeu ainda a presença da Dra. Mary Denise de Lima Campos, Conselheira Estadual da OAB e Anderson de Paula Neves, Presidente da Câmara Municipal de Pedro Teixeira. E para abrilhantar mais ainda o evento contamos com a Corporação Musical Olariense Nova Aurora. Os jovens, alunos da nossa cidade que representam o ensino médio da Escola Estadual são: Natália, Neide, Rafaela, Uliana, Ana Luiza, Beatriz, Diones, Gabriel e Maiza.
O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.
O projeto existe desde 2004 e é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), e a PUC Minas, por meio do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e da Pró-reitoria de Extensão (Proex). Atualmente se realiza em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.
A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação que permitem a vivência.